Deputada Rogéria Santos destaca impacto do Viaduto José Linhares e defende políticas estruturantes para mobilidade e proteção às mulheres

A deputada federal Rogéria Santos (Republicanos) elogiou, nesta segunda-feira (26), a inauguração do Viaduto José Linhares, localizado na região do Iguatemi, em Salvador. Em entrevista ao portal bahia.ba, a parlamentar classificou a obra como uma intervenção estruturante para a mobilidade urbana da capital baiana, ressaltando os benefícios diretos para o fluxo de veículos em uma das áreas historicamente mais congestionadas da cidade.

“De fato, é uma obra grande, estruturante, que permite um fluxo de mobilidade muito melhor e maior nessa região, que até então era um gargalo muito grande de engarrafamentos”, afirmou a deputada.

Rogéria Santos destacou que a construção do viaduto é fruto de uma decisão estratégica da gestão municipal e elogiou a condução do projeto pelo prefeito Bruno Reis. “Esse viaduto é uma sacada extraordinária da gestão de Bruno Reis e vai mudar a história do trânsito nessa região”, declarou.

A parlamentar também enfatizou o volume de investimentos realizados pela Prefeitura de Salvador e reforçou o alinhamento político com o Executivo municipal. “Temos muito a comemorar com esse investimento e com a grandeza dessa obra estruturante. Mais uma vez, a prefeitura de Salvador, na pessoa do prefeito Bruno Reis, acerta e acerta com vantagem em uma grande obra de mobilidade urbana”, completou.

Cenário político e Republicanos

Questionada sobre o cenário eleitoral de 2026 e a formação da chapa de oposição na Bahia, especialmente em relação ao nome do Republicanos para uma eventual disputa ao Senado, Rogéria evitou antecipar definições. A deputada também não confirmou especulações sobre uma possível candidatura a vice-governadora.

Em tom descontraído, ela reforçou a força interna do partido. “Quero ressaltar os quadros do Partido Republicanos. O Republicanos é um partido que trabalha intensamente e tem grandes lideranças”, disse, ao citar o deputado federal Márcio Marinho.

Rogéria Santos reafirmou ainda a aliança do Republicanos com o grupo político liderado por ACM Neto e Bruno Reis. “Estamos sempre ao lado de ACM Neto, de Bruno Reis, e aquilo que for decidido como melhor para o povo baiano e para a Bahia, estaremos juntos”, afirmou.

Enfrentamento à violência contra a mulher

Durante a entrevista, a deputada também abordou o tema da violência contra a mulher e defendeu a adoção de políticas públicas estruturantes para combater o feminicídio no país. Segundo ela, o enfrentamento ao problema exige ações contínuas e de longo prazo.

“A violência contra a mulher é uma questão continuada no nosso país. Quando se busca políticas públicas estruturantes que eliminem de vez o feminicídio, infelizmente ainda encontramos muitas dificuldades”, avaliou.

Rogéria citou Salvador como exemplo positivo e lembrou sua atuação como secretária municipal de Políticas para Mulheres. “Pude vivenciar, na prática, o esforço que o município faz para conter a violência contra a mulher e o feminicídio”, destacou.

Para a parlamentar, o combate efetivo passa pela educação de base e por uma mudança cultural. “Ou a gente entende que precisa enfrentar esse problema desde a educação das crianças e adolescentes, para que a violência deixe de ser um hábito cultural, ou será muito difícil controlar. O que precisamos evitar é que o feminicídio aconteça, e isso só é possível com políticas públicas estruturantes, desde a base”, concluiu.

Foto: Raquel Franco/Bahia.ba