Projeto de Lei propõe incentivo fiscal para academias que oferecem vagas gratuitas a idosos de baixa renda

Com o objetivo de promover a saúde, o bem-estar e a inclusão social da população idosa, foi apresentado no Congresso Nacional o projeto de lei n°1611/2025 de autoria da Deputada Federal Rogéria Santos (Republicanos-BA) que propõe instituir o incentivo fiscal às academias de ginástica que disponibilizarem vagas gratuitas para idosos de baixa renda.

A medida representa um avanço nas políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável: “Nosso país está envelhecendo rapidamente, e é preciso pensar em estratégias que garantam saúde e dignidade a essa população. Muitas vezes, os idosos de baixa renda não têm condições de pagar por uma academia, mas poderiam se beneficiar enormemente dessas atividades. Com esse projeto, queremos unir responsabilidade social com incentivo à saúde preventiva.” ressaltou a parlamentar. 

De acordo com o texto, as pessoas jurídicas que mantêm academias e oferecerem, no mínimo, 5% de suas vagas de forma gratuita para idosos com 60 anos ou mais — desde que inscritos em programas sociais do governo federal — poderão usufruir de dedução no Imposto de Renda devido.

A proposta visa ampliar o acesso da população idosa a espaços de atividade física estruturados, reconhecendo a prática regular de exercícios como um dos principais fatores de prevenção de doenças crônicas, melhora da mobilidade e promoção da qualidade de vida na terceira idade.

A deputada reforça que o incentivo fiscal não apenas estimula o setor privado a participar ativamente da promoção da saúde pública, como também gera impactos positivos no sistema de saúde, ao reduzir a demanda por tratamentos decorrentes do sedentarismo e de doenças associadas à inatividade.

O projeto agora aguarda tramitação nas comissões temáticas da Câmara dos Deputados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *